Saiba quando trocar a pastilha de freio do seu veículo
Você sabe quando trocar a pastilha de freio do seu carro?
Ela é um item essencial para a segurança do seu carro, para um bom sistema de frenagem do veículo, sendo assim, é um item que precisa ficar atento e tomar os devidos cuidados. Saiba como identificar a hora de trocá-la.
Primeiramente, o que é pastilha de freio?
Em resumo, elas são pequenas peças que compõem o sistema de freio a disco. Na maioria dos casos, ela é encontrada apenas no conjunto de rodas traseiras. Dessa forma, quando o pedal do freio é acionado pelo motorista, as pastilhas de freio ajudam a reduzir a velocidade do disco, diminuindo as rotações até que o veículo pare.
Ela funciona como um componente abrasivo de todo o sistema de freio a disco. Sendo assim, com o atrito gerado por ela contra o disco metálico, ou de fibra de carbono, ela tem a função de auxiliar na redução da velocidade do veículo.
Sem elas, a mecânica de frenagem do carro fica prejudicada, o que, por sua vez, pode aumentar os riscos de acidentes.
Como identificar o desgaste das pastilhas de freio?
Pastilha e disco precisam ter um assentamento perfeito e uma quantidade mínima de material para produzir uma frenagem de qualidade. A espessura mínima das pastilhas, dependendo do veículo, da fabricante e do tipo de pastilha, varia de 2 a 5 mm. Abaixo disso, os efeitos começam a se refletir em todo o sistema.
Quando uma pastilha de freio ultrapassa seu limite de desgaste, ela perde capacidade de dissipar calor. Esse calor acaba se transferindo para o fluido de freio, que começa a esquentar até ferver e assim provocar perda de eficiência de frenagem mesmo em condições de leve exigência. O reparo nessas condições é urgente.
Se o disco também tiver ultrapassado o desgaste máximo, ele pode empenar, causar trepidações no pedal e, também, perda de eficiência de frenagem.
Nessas condições, começa a aparecer a característica mais marcante do desgaste excessivo das pastilhas de freio: o ruído, causado pelo atrito do disco de freio com o metal presente no suporte das pastilhas. Há casos extremos de falta de manutenção em que toda a massa da pastilha de freio se vai e o veículo fica só com as placas de metal no lugar.
Foto pastilha
Outros fenômenos que podem acontecer com o desgaste excessivo das pastilhas é a perda de capacidade de frenagem pela massa ter atingido a camada do material que faz a “cola” com a placa de metal, e que não deveria entrar em contato com a frenagem.
O desgaste pode ser observado com um teste simples, observando a pastilha de freio na própria roda a olho nu ou com auxílio do celular. Em situações de alto deste, além das pastilhas, observe o estado da face do disco, que nestas situações costuma apresentar-se bastante irregular. Aliás, não adianta nada instalar pastilhas de freio novas em discos velhos sem retífica.
A própria quantidade de pó e fuligem nas rodas, causado pelo uso constante das pastilhas, também é outro indicativo de necessidade de manutenção nos freios.
Outro efeito que pode acontecer com o desgaste excessivo do material de atrito, também ligado ao fluido, é a variação de nível no reservatório.
Se o fluido está baixo, mas o circuito hidráulico não apresenta vazamento nenhum, quer dizer que o fluido está todo nas pastilhas, compensando a distância ao disco em que deveria estar a massa de atrito.
Lembre-se, a troca de pastilhas de freio deve ser feita por um especialista, sentiu que a sua está desgastada e precisa trocar?
Vá até uma das lojas da Rio claro pneus e realize já sua troca.